Quiropraxia

Filosofia, ciência, arte e profissão que, através de ajustes específicos devolve a normalidade da função das articulações, criando assim uma situação favorável para que o organismo possa se curar.

A Quiropraxia adota o conceito de que todo organismo é provido de uma “inteligência inata”, a qual pode ser traduzida como capacidade natural de cura.

Todo controle das funções do organismo é realizado pelo sistema nervoso, que funciona como uma central de informações de onde partem e chegam “fios”, levando e trazendo informações de todos os tipos.

Qualquer obstrução neste sistema de comunicação ocasiona alterações no organismo; por isto, busca-se identificar na coluna vertebral e nas demais articulações deficiências ou alterações de movimentos, os quais estejam impedindo seu perfeito funcionamento.

As áreas onde ocorrem interrupções de fluxo de comunicação encontram-se, normalmente, nas articulações, por causa da sua configuração anatômica. Dores na coluna, torcicolos, lombalgias, ciatalgias, dores nos ombros e braços, dores de cabeça, dores nas pernas e pés, tensões musculares e dificuldade em se manter em uma postura correta, podem estar relacionadas a estas interrupções.

A Quiropraxia é uma ciência que, fundamentalmente, analisa o corpo como um todo orgânico e sistêmico e não apenas como um conjunto mecânico de peças interligadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, isto é, tratamento de problemas de origem mecânica das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, além dos efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

Clique na figura abaixo para ver a importância da Quiropraxia na manutenção da sua saúde, prevenindo de problemas na coluna vertebral e nos órgãos internos.